• Welcome to Religious Forums, a friendly forum to discuss all religions in a friendly surrounding.

    Your voice is missing! You will need to register to get access to the following site features:
    • Reply to discussions and create your own threads.
    • Our modern chat room. No add-ons or extensions required, just login and start chatting!
    • Access to private conversations with other members.

    We hope to see you as a part of our community soon!

Christian sects with belief in reincarnation

Spice

StewardshipPeaceIntergityCommunityEquality
All text from all centuries is written by men.
Yes, indeed.
There’s only one truth regarding the big spiritual mysteries, like how we got here and where we’re going imo. There isn’t two.
There are insurmountable mysteries. That's why Jesus taught humility so strongly.
So some of us are wrong.
Without question.
Truth isn’t a mystery.
Not for the Creator, but most definitely for the creation.
Truth can be known.
Truth can be longed for.
Truth can be imagined.
Truth can be contemplated.
But TRUTH can not be comprehended by humankind.
 

Jimmy

Veteran Member
Yes, indeed.

There are insurmountable mysteries. That's why Jesus taught humility so strongly.

Without question.

Not for the Creator, but most definitely for the creation.

Truth can be longed for.
Truth can be imagined.
Truth can be contemplated.
But TRUTH can not be comprehended by humankind.
Truth can be known if one seeks imo.
 

Balthazzar

Christian Evolutionist
Depends what u believe;)
No ... If it's true it's true. What we believe isn't the same as what we know to be true. Subjectively, I have my own truth specific to me. Objectively, there are tangible truth's that can be verified for everyone. My subjective truth isn't about belief. It's about my relationship in an objective world and how I as an individual relate to it. True is true. Mine will vary from your own per my personal relationship and association with objective reality.
 

Jimmy

Veteran Member
No ... If it's true it's true. What we believe isn't the same as what we know to be true. Subjectively, I have my own truth specific to me. Objectively, there are tangible truth's that can be verified for everyone. My subjective truth isn't about belief. It's about my relationship in an objective world and how I as an individual relate to it. True is true. Mine will vary from your own per my personal relationship and association with objective reality.
So truth to you is what science can verify. That’s totally cool.
 

Betho_br

Active Member
Tudo o que isso faz é me fazer pensar por que Deus se incomodou. Pelo menos a reencarnação nos oferece um processo, alguma maneira de cada um ter uma chance justa.
Essa é uma das questões que mais me repugnam no cristianismo tradicional.
Orígenes de Alexandria, em seus escritos, abordou tópicos como a preexistência das almas e a purificação espiritual, que podem ser relacionados a ideias de reencarnação, mas de uma perspectiva cristã específica. Suas ideias estavam profundamente enraizadas na filosofia grega, especialmente no pensamento platônico e neoplatônico.

1. Preexistência das Almas: Orígenes acreditava que as almas existiam antes de sua encarnação atual e eram dotadas de livre arbítrio. Essa ideia se assemelha à doutrina platônica da preexistência das almas, onde as almas eram vistas como existindo em um estado eterno antes de entrar no corpo físico.

- Referência: Em sua obra "De Principiis" (ou "Sobre os Primeiros Princípios"), Orígenes discute a preexistência das almas e faz referência à visão platônica da alma como um ser eterno que passa por múltiplas existências.

2. Purificação e Progresso Espiritual: A ideia de que as almas passam por um processo de purificação e progresso espiritual pode ser relacionada ao conceito grego de metempsicose , que é a transmigração das almas. Orígenes acreditava que, após a morte, as almas passavam por um processo de purificação e correção, o que poderia ser visto como uma forma de purificação contínua.

- Referência: Em "De Principiis", Orígenes explora a noção de que a purificação das almas ocorre em um estado intermediário e que as almas podem evoluir espiritualmente.

3. Influências neoplatônicas: Orígenes foi influenciado por Plotino e pelos neoplatônicos, que também discutiram a preexistência e a evolução das almas. Os neoplatônicos acreditavam em uma realidade superior da qual as almas emanam e para a qual retornam após uma série de encarnações.

- Referência: A influência neoplatônica é evidente em sua obra "Comentário ao Evangelho de João", onde Orígenes se refere a conceitos como emanação e relação entre o mundo sensível e o mundo das ideias, centrais no neoplatonismo.

Embora Orígenes não tenha ensinado a reencarnação da maneira como ela é entendida em algumas tradições orientais, suas ideias sobre a preexistência das almas e a purificação espiritual refletem uma síntese das influências gregas e da teologia cristã primitiva.

-----

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
[email protected]

Um amigo nos pergunta o que significa metempsicose e qual a verdadeira posição do Espiritismo sobre o assunto.

Metempsicose (do grego metempsicose, através do latim metempsicose) é o termo usado em filosofia para descrever a doutrina que ensina que uma única alma pode animar sucessivamente diferentes corpos, sejam eles humanos, animais ou vegetais.

A doutrina da metempsicose tem origem na Índia. Da Índia, essa crença se espalhou para o Egito, de onde Pitágoras a trouxe para a Grécia. Seus discípulos ensinavam que o Espírito, quando liberto dos laços do corpo, vai para o reino dos mortos, onde permanece esperando, em um estado intermediário, por um período mais ou menos longo. Ele então anima outros corpos humanos ou animais até que tenha passado por purificação suficiente e possa retornar à fonte da vida.

Há uma diferença fundamental entre a metempsicose indiana e a doutrina da reencarnação ensinada pelo Espiritismo. A metempsicose aceita a transmigração da alma para os corpos dos animais, o que seria considerado uma degradação. Os espíritos, por outro lado, nos dizem que a reencarnação é um progresso contínuo, que o homem é um ser cuja alma é completamente distinta das almas dos animais, e que diferentes existências podem ocorrer na Terra ou em outros mundos, até que o período de purificação esteja completo, como disse Pitágoras.

Embora a doutrina da metempsicose não seja aceita pelo Espiritismo, ela tem sua origem em um fato verdadeiro, que é a passagem da alma, em seu processo evolutivo, pelos reinos inferiores da Natureza. Nesse processo, o princípio espiritual — antes de atingir a condição de alma humana — passou uma vez pelo reino animal, mas não retornará a ele, porque agora, como parte da Humanidade, não há possibilidade de reencarnar em corpos de criaturas pertencentes aos reinos inferiores àquele em que agora se encontra.

Vale lembrar que o Espírito só atinge o período da humanização após ter sido moldado e individualizado por meio de diversos estágios de seres inferiores na Criação, conforme ensinam as obras de Kardec, Delanne e André Luiz.


---

Uma interpretação da reencarnação é possível em alguns versículos da Bíblia Hebraica.
 
Last edited:

Spice

StewardshipPeaceIntergityCommunityEquality
All of it.
I have no illusions to ever holding the truth necessary to create a universe. That "might" be "all of it," but I doubt it.

I have no problem accepting my lowliness. And I'm filled with gratitude to have bits and pieces made available for my contemplation and wonder.
 

Kenny

Face to face with my Father
Premium Member
What makes you think this, specifically? I'm curious because that isn't how I learned Christ. I was taught many things about many things that I never truly picked up until I learned what I now understand as truth.
Thought this scriptures:
Hebrews 9:27
And as it is appointed unto men once to die, but after this the judgment:
2 Corinthians 5:8
We are confident, I say, and willing rather to be absent from the body, and to be present with the Lord.

and others
 

Balthazzar

Christian Evolutionist
Thought this scriptures:
Hebrews 9:27
And as it is appointed unto men once to die, but after this the judgment:
2 Corinthians 5:8
We are confident, I say, and willing rather to be absent from the body, and to be present with the Lord.

and others
Yes, we live, die, are judged, become new creations, live our lives according to the judgement, and recycle over and over and over eternally. "Who is John the Baptist? "He is Elijah, if you can accept it."

It's our way of learning the ropes ... If you can accept it.

Mathew 11:14
 
Top